quarta-feira, 31 de outubro de 2018

França: que se passa em Ain, Lyon?

  • Subiu para 8 o número de crianças que nasceram sem armas, ou sem mãos, entre 2009 e 2014, no Ain, uma área de 17 Km de raio a nordeste de Lyon, em que todos os casos de agenesia transversa do membro superior (ATMS) foram identificados. Segundo a REMERA (Registre des Malformations en Rhône-Alpes), o número de casos em seis anos nesta pequena área é mais de 50 vezes superior ao «normal», podendo haver para essas malformações uma causa exógena, provavelmente ambiental. Le Monde.
  • No Canadá, os glaciares de Yukon estão a recuar muito mais depressa do que o previsto, alertam investigadores. The Guardian.
  • A enorme caravana de sul-americanos para o norte não resulta apenas do clima de violência e pobreza que se instalou nos seus países. As alterações climáticas são também um poderoso factor, sugerem especialistas como Robert Albro, investigador do Center for Latin American and Latino Studies da American University e Sam Dupre, da University of Maryland Baltimore County. Muitos são fazendeiros e agricultores desesperados perante secas prolongadas que há 7 anos têm destruído 70% das culturas de milho e café. The Guardian.
  • O Peru deu um passo muito importante para tornar as suas práticas de pesca comercial mais transparentes, colocando pelo menos 1.300 dos seus navios de pesca industrial numa plataforma digital de acesso público para que suas localizações possam ser monitorizadas em tempo real. Esta ferramenta é também essencial no combate à pesca ilegal e não reportada. Undercurrent.

Sem comentários: