terça-feira, 30 de outubro de 2018

Espanha vai fechar 10 minas de carvão

  • Centenas de milhares de borboletas, talvez milhões, caíram nos últimos dias como uma bela chuva outonal nas ilhas de Lanzarote e Fuerteventura. Trata-se da vanesa dos cardos (Vanessa cardui), um dos insetos que mais viajam. Este pequeno inseto é capaz de fazer migrações de até 14.000 Km, cruzando duas vezes o deserto do Saara e alcançando as terras escandinavas geladas. Conseguem-no através de uma extraordinária viagem familiar que envolve várias gerações. Crónica Verde/20Minutos.
  • A Espanha vai fechar 10 minas de carvão em Asturias, Aragón, Castilla e León até o final do ano, após o governo e os sindicatos terem feito um acordo que que envolverá 250 milhões de euros para compensações, formação e requalificação ambiental. The Guardian.
  • O governo francês ordenou a proibição por três meses da comercialização e aplicação do pesticida metam sódio, após dezenas de pessoas, muitas delas trabalhadores agrícolas, terem adoecido em Angers, no oeste da França, nas últimas semanas. AFP.
  • O Reino Unido vai cobrar um novo imposto, a partir de 2022, sobre aqueles que fabricam ou importam embalagens plásticas com menos de 30% de material reciclado. Reuters.
  • Em Istanbul há 25 máquinas na rede de metropolitano da capital turca para trocar garrafas de plástico por bilhetes para viagens. 20Minutos.
  • A Bloomberg Philanthropies vai injetar $ 86 milhões para apoiar comunidades costeiras em 10 países, incluindo Austrália, Fiji, Indonésia, Tanzânia, Peru e EUA. The Guardian.

Sem comentários: