quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Bico calado

  • «(…) Ainda há poucos minutos - e dois dias depois -, numa banda bem destacada de um telejornal, se lia uma frase angustiante: "FIGUEIRA DA FOZ ARRASADA". Não é verdade. Houve prejuízos, houve sofrimento de muitas pessoas, mas considerar a cidade "arrasada" ou "completamente destruída" é o tipo de informação que desacredita a comunicação social, despreza a dimensão das verdadeiras tragédias a cujas imagens todos temos acesso pelas televisões a sério - se é que não as conhecemos ao vivo - e desrespeita a inteligência dos espectadores. Toda a cobertura televisiva desta ocorrência viveu numa permanente ânsia de desastre, uma gula de sofrimento; frustradas pelos factos, sobretudo em Lisboa, onde era patente a decepção de alguns repórteres. (…)» José Gabriel, FB.
  • Um agricultor francês suicida-se de dois em dois dias, admite um estudo da Santé Publique France. Os dados indicam que os suicídios incidem sobretudo entre os pequenos agricultores com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos, e que são mais frequentes nos períodos em que os preços do leite sofrem baixas acentuadas. EURactive.
  • «Quando o governo conservador britânico privatizou as ferrovias, prometeu que o processo seria fácil e traria "melhorias profundas e duradouras". 24 anos depois, o sistema privatizado ainda está a causar o caos. Por isso, não acredite numa única palavra que eles dizem sobre o Brexit.» George Monbiot, Twitter.
  • A ferrugem-do-café, provocada pelo fungo Hemileia vastatrix, volta a ameaça a cultura latino-americana. Há 150 anos acabou com um império. NPR.
  • Prémio Nobel da Física Leon Lederman morre na miséria… nos EUA. Estão a ver como funciona a segurança social nos EUA?
  • Israel e os Estados Unidos enviaram uma delegação militar secreta à Ucrânia para testar o sistema de defesa antimísseis russo S-300, recentemente fornecido à Síria por Moscovo. The Times of Israel.

Sem comentários: