Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Ourika, a maior fotovoltaica da Europa

Foto: Ernie Janes/Alamy
  • Terminou a intervenção da 3ª fase do Reforço do Cordão Dunar entre Ílhavo e Mira e o desassoreamento da Barrinha de Mira. A obra custou 2,4 milhões de euros, 85% dos quais financiados por fundos comunitários. Procedeu ainda à estabilização do pé de talude do cordão dunar com recurso a enrocamento, à criação de três reforços localizados (depósitos de emergência) em Mira e à instalação de um passadiço com 533 metros. JE do Mar.
  • A atual maior central solar fotovoltaica da Europa foi inaugurada. Com uma área semelhante a 100 campos de futebol, 142 mil painéis fotovoltaicos, uma potência instalada de 46 MW (suficiente para abastecer 25 mil lares), uma capacidade de produção de 82 GWh por ano, foi inaugurada «com pompa e circunstância e a presença do ministro da Economia, Caldeira Cabral, e do representante da Comissão Europeia Dominique Ristori. A central Ourika é também a primeira sem tarifas subsidiadas e está em produção desde o passado mês de junho, já a injetar energia renovável na rede.» Dinheiro Vivo.
  • A EDP Renováveis assinou um contrato de compra de energia de 139 megawatts com o Facebook para a energia produzida pelo seu parque eólico Headwaters II, sito em Randolph County, Indiana. Energias Renovavbles.
  • Em Kingston upon Hull, no nordeste da Inglaterra, os separadores centrais e as bermas de muitas estradas estão agora cobertos de milhares de flores silvestres. Via The Uniplanet.
  • Uma enorme floração de algas tóxicas espalhou-se pelo Mar Báltico, forçando as pessoas a sair das praias, mas encantando cientistas que pesquisam sobre cancro e antibióticos. A alga verde-azulada ou cianobactéria é causada principalmente pelo excesso de nutrientes, como o nitrogénio e fósforo usados na agricultura intensiva. Reuters.
  • Os ambientalistas Friends of the Coast of Sidon lançaram seis tanques e outros quatro veículos militares do Exército libanês para criar um parque submarino propício ao desenvolvimento de vida marinha e à criação de um recife de coral artificial. Os veículos foram lançados ao largo da cidade portuária de Sídon, no Líbano, e contribuirão para regenerar a vida marinha do Líbano e criar um centro turístico marinho na região, interessante para simples visitantes, apreciadores de mergulho e outros profissionais. JE do Mar.
  • Uma série de explosões nos gasodutos de Midland County, Texas, causou a hospitalização de 7 pessoas. Nada que não tivesse merecido alertas contra a fraturação hidráulica naquela região. Mint Press.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue