Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Perito sul-africano: as acácias têm que ser combatidas a sério

Mosteiros, S. Miguel-Açores. Foto: Paulo Machado 30jun2018.
  • As acácias são uma praga agressiva e deveria ser combatida a sério, sugere Val Charlton, especialista sul-africano em conservação da natureza, presente em Portugal a convite da Estrutura de Missão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais. O seu controlo reduziria imenso o risco de incêndio em Portugal e traria ganhos na diversidade de espécies, pois a disseminação cerrada das acácias impede que outras plantas sobrevivam no mesmo local e reduz os fluxos de água. Público.
  • A proteção do Ambiente, da biodiversidade e do clima será consagrada no primeiro artigo da Constituição francesa. GovFr.
  • O parlamento polaco aprovou uma lei com amplas medidas de vigilância ameaça a liberdade de expressão e o sucesso de uma importante conferência climática agendada para dezembro, em Katowice. Prevê-se a participação de 40 mil pessoas na COP24 para elaborar o manual de regras para a implementação do histórico acordo climático de Paris em 2015. A lei permite que as autoridades, entre outras coisas, «recolham, obtenham, verifiquem, processem e usem informações, incluindo dados pessoais sobre pessoas que representam uma ameaça à segurança pública e à ordem, inclusive fora das fronteiras da República da Polónia», se houver uma «suspeita justificada» em que permanecerão na Polónia. A lei permite também que as autoridades polacas solicitem a outros países informações sobre os participantes da COP24 vindos do exterior, incluindo quaisquer registos policiais e informações recolhidas pelas secretas. Essas informações podem ser recolhidas «sem o conhecimento ou consentimento» das pessoas visadas e armazenadas até março de 2019. A legislação proíbe ainda protestos espontâneos dentro dos limites da cidade de Katowice, permitindo apenas manifestações previamente aprovadas pela cidade. The Intercept.
  • O grupo militante islâmico somali al-Shabaab, ligado à al-Qaeda, proibiu os sacos de plástico de uso único. Dizem que os sacos de plástico são uma ameaça séria tanto para seres humanos como para o gado e que o desperdício é ruim para o ambiente. The Independent. Quem diria...
  • Rhode Island processou várias companhias petrolíferas importantes, incluindo a Exxon Mobil e a BP, acusando-as de contribuir para as alterações climáticas cujos impactos estão a prejudicar as infraestruturas e a qualidade de vida das suas comunidades. Reuters.
  • O governador do Alasca Bill Walker pediu ao Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA para reprovar o projeto de uma mina de cobre e ouro proposta para perto de uma grande cultura de salmão. AP.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue