Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Mira: descargas poluentes põem em causa produção de bivalves

  • As descargas poluentes em vários pontos do concelho de Mira, no litoral Norte do distrito de Coimbra, estão a pôr em causa a agricultura, o turismo e a produção de bivalves. Empresários da região lamentam que as descargas de efluentes sem qualquer tratamento na Vala Real ocorram há meses. A Águas do Centro Litoral (AdCL) diz que as descargas se devem ao “excesso de caudal por parte da rede em “baixa” (municípios) que chegam às estações elevatórias da AdCL nas zonas de Cantanhede e Mira”. A empresa que tem como accionistas 29 municípios de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém e a Águas de Portugal, referiu ainda que têm vindo a efectuar-se trabalhos de na rede para aumentar a capacidade de bombagem. Porém, mesmo depois desses trabalhos de mitigação, as descargas continuaram. Por isso, a AdCL deverá apresentar conclusões de um estudo que está a fazer para resolver o problema. Mas o impacto não se fica pelo concelho de Mira, uma vez que há um canal de água doce que liga a Barrinha da Praia de Mira à Ria de Aveiro. Francisco Avelelas, produtor de bivalves da Gafanha da Encarnação refere que há produtores de ostras que se estão a deparar com taxas de mortalidade entre 80% a 90%. Público.
  • Corrupção na gestão do setor madeireiro da Ucrânia tem fornecido à União Europeia grandes quantidades de madeira das imensas florestas do país, denuncia uma investigação levada a cabo durante dois anos pela londrina Earthsight. Esta ONG tem provas de que técnicos florestais aceitaram subornos para fornecer grandes empresas europeias com madeira ucraniana que pode ter sido abatida ilegalmente e acusa as empresas europeias de não estarem a cumprir as regras que regem a importação de madeira de origens de “alto risco”. Via Mongabay.
  • Uma explosão numa fábrica de produtos químicos da Hengda, em Yibin, Sichuan, no sudoeste da China, provocou a morte de 19 pessoas e ferimentos em 12. AFP.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue