Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Salvaterra de Magos: ribeira corre com água azul

  • Em Salvaterra de Magos, chegando aos semáforos antes do Zé do Moinho, entra-se na Estrada do Massapêz que vai dar ao canil municipal e depara-se com esta cena surreal: água azul a caminho da Vala Real e depois para o Rio Tejo. Por ondam a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o SEPNA?
  • O Observatório da Energia, promovido pela ADENE – Agência para a Energia, pretende ser um portal de referência e de excelência com informação diversa e rigorosa sobre o sector da energia em Portugal. O Observatório disponibilizará estatísticas e indicadores sobre o sector, permitindo fazer um retrato do país (ao nível da dependência energética, défice tarifário, consumo energético por sectores de atividade, entre outros dados) e também avaliar, pela primeira vez, as políticas públicas energéticas, em parceria com instituições universitárias e de investigação.
  • O mar de Bering perdeu cerca de metade do seu gelo marinho nas últimas duas semanas.

1 comentário:

OLima disse...

«No passado fim de semana surgiram indícios claros de contaminação das águas da Vala do Massapez (afluente da Vala Real), em Salvaterra de Magos, que apresentavam uma coloração azul.

De imediato a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos contactou a linha SOS Ambiente, o SEPNA da GNR, a Águas do Ribatejo e os empresários sediados próximo da rede pluvial que aflui à referida vala, por forma a que, em conjunto, pudesse ser determinada a origem da alegada contaminação.

Os Serviços de Saneamento do Município, juntamente com a equipa do SEPNA da GNR de Coruche, percorreram todo o traçado da rede pluvial e descobriram que a origem do foco poluidor foi uma descarga acidental, para a rede pluvial, de tinta usada por uma indústria de transformação de madeira de Salvaterra de Magos.

O derrame ficou contido à Vala do Massapez, não havendo contaminação das águas do Rio Tejo, tendo a empresa sido notificada para proceder à sua limpeza, bem como do coletor pluvial, removendo do local os resíduos de tinta que ali ficaram depositados.

Seguir-se-à o tratamento jurídico e contra-ordenacional previsto na lei.»
http://www.cm-salvaterrademagos.pt/informacoes/noticias/item/2925-vala-do-massapez-salvaterra-de-magos