sábado, 2 de dezembro de 2017

ProTejo denuncia situação desastrosa à Comissão Europeia

Foto: Getty Images/iStockphoto
  • O ProTejo – Movimento pelo Tejo, apresentou em 30 de novembro uma denúncia à Comissão Europeia e uma petição à comissão de petições do Parlamento Europeu apelando para que as instituições europeias intervenham na defesa do rio Tejo junto do Ministério do Ambiente português e do Ministerio de Agricultura y Pesca, Alimentación y Medio Ambiente espanhol. O Ribatejo.
  • Por cada sete quilos de embalagens de vários tipos de materiais que em 2016 estavam integradas no Sistema Ponto Verde haveria outros cinco quilos e meio circulando à margem da lei, sem pagar as respetivas taxas de reciclagem, denuncia a Zero. «Face a esta situação, e tendo em conta que existem atualmente três licenças atribuídas a entidades gestoras – Sociedade Ponto Verde, Novo Verde e Amb3E – o Ministério do Ambiente tem que rever urgentemente as licenças para gestão de embalagens urbanas que emitiu, obrigando ao aumento das quantidades previstas para a reciclagem dos diferentes materiais, de forma a que estas sejam coerentes com esta nova realidade agora evidenciada. Também os organismos do Ministério do Ambiente devem exercer uma fiscalização mais assertiva, podendo até, em articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, cruzar informação fiscal com os dados reportados dos fluxos de resíduos, no sentido de se conseguir aferir com maior rigor a atividade da gestão de embalagens em Portugal.»
  • Mais de 600 mil árvores, entre as quais abetos, bétulas, pinheiros e carvalhos, serão plantadas em Doddington North Moor, perto de Wooler, em Northumberland, nos próximos dois anos. O projeto facilitará o armazenamento de 120 mil toneladas de carbono, ajudará a gerir o risco de inundações, apoiará populações de esquilos-vermelhos e estimulará a criação de empregos na indústria da madeira. The Independent.
  • Entre janeiro de 2010 e novembro de 2017, a rede de transporte de gás natural dos EUA derramou um total de 17,55 biliões de pés cúbicos de gás principalmente de metano. Isso é o suficiente para aquecer 233 mil casas durante um um ano inteiro, e corresponde ao dióxido de carbono emitido por uma grande central a carvão ao longo de um ano. Os derrames provocaram a morte de cerca de 100 pessoas, ferimentos em cerca de 500 e a evacuação de milhares durante esse período, o que representa custos no valor de 1,1 bilião de dólares. HCN.

Sem comentários: