quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Noruega: Exploração de petróleo no Ártico é inconstitucional

  • Como pode o Alentejo adaptar-se à mudança climática? RTP2 (28’)
  • Circle of Poison - Uma investigação chocante sobre a influência dos pesticidas na nossa vida. Um olhar global do impacto da exportação de pesticidas tóxicos fabricados na América sobre as comunidades e como estas lutam contra isso. Com os depoimentos de Noam Chomsky, Jimmy Carter, Vandana Shiva e do Dalai Lama. RTP3 (54’)
  • Os planos da Noruega para a exploração de petróleo do Ártico são inconstitucionais e devem ser interrompidos, disse um tribunal de Oslo. O cesso, liderado pelos ambientalistas da Greenpeace  da Youth and Nature, arlega que o licenciamento de petróleo em 2015 no Ártico viola a Constituição da Noruega porque Oslo concordou com os objetivos do acordo de Paris para acabar com os combustíveis fósseis neste século. Reuters.
  • Um agricultor peruano ganhou uma pequena mas significativa vitória legal, quando um tribunal alemão disse que tinha mérito, era admissível, o seu apelo contra a gigante energética RWE, acusada de contribuir para a alteração climática que ameaça sua casa andina. O agricultor alega que a RWE, como um dos principais emissores mundiais de dióxido de carbono que altera o clima, deve compartilhar o custo (17 mil euros) de proteger a sua cidade natal, Huaraz, de um lago glaciar em risco de transbordar devido ao derretimento da neve e do gelo. A RWE diz que a decisão é injustificável, uma vez que tem investido imenso nas renováveis. The Guardian.
  • Cerca de 50 a 100 litros de combustível foram derramados durante uma operação de abastecimento entre dois navios no porto de Gibraltar, tendo sido imediatamente implementado um plano de emergência para conter o derrame. JEMar.

Sem comentários: