Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Reflexão: Os negacionistas do clima jogam à política com os desastres naturais

Cartoon captado aqui.

Os negacionistas do clima jogam à política com os desastres naturais
por David Horsey, in LATimes 11set2017
(Tradução livre de excertos)

Os negacionistas das alterações climáticas, desde Trump a Rush Limbaugh e ao governador da Flórida, Rick Scott, optam por acreditar que a ciência do clima é uma estória diabólica inventada pelos chineses ou por uma cabala de investigadores malignos para tentar subverter o capitalismo e o cristianismo. Eles escolhem ver as coisas dessa maneira porque os propagandistas apoiados por grandes corporações que lucram imenso com a manutenção do status quo lhes deram razões para negar o que é tão evidente para os líderes em todos os outros países do mundo.

Scott pensa assim porque assim o querem os interesses que financiam a sua carreira política. Na Flórida, as quatro maiores empresas de serviços públicos - Duke Energy, Gulf Power, Florida Power e Light e Tampa Electric - bloquearam de facto o desenvolvimento da energia solar neste estado cheio de sol, injetando milhões de dólares nas campanhas de políticos compatíveis, incluindo mais de um milhão dado a Scott.

Limbaugh, Ann Coulter, Alex Jones e outros animadores de direita, plantam a narrativa de que atuar para mitigar as causas humanas das alterações climáticas mudando para fontes alternativas de energia representaria o fim da economia americana. Eles ignoram convenientemente o facto de que, enquanto os empregos na indústria do carvão estão a desaparecer, o emprego nas empresas de energia solar e eólica está a crescer. Neste momento, o número de pessoas que trabalham em energia limpa, só na Califórnia, é 10 vezes o número total de empregos de mineração de carvão em todo o país.


Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue