Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar plagia estudo da Monsanto

Foz dos Ouriços. Foto: Portugal em Caminhadas 17set2017.
  • A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA ) copiou parágrafos inteiros de páginas de um estudo da Monsanto sobre o glifosato (principal ingrediente do RoundUp) para o seu relatório que será analisado para a futura renovação da licença deste herbicida na Europa. A EFSA tinha ficado de elaborar um relatório científico independente sobre os efeitos deste herbicida na saúde humana. Em 2015, um estudo da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) tinha considerado o glifosato como um «carcinogénio provável», enquanto que a EFSA considerou que não existiam tais indícios. Sobre o plágio, afirmou Franziska Achterberg responsável pela política alimentar da Greenpeace na Europa: «Quer isto seja uma questão de negligência ou seja propositado, é completamente inaceitável».  A Comissão Europeia decidiu, no dia 28 de junho de 2016, prolongar por 18 meses (até 31 de dezembro de 2017) a licença do glifosato. A França votou contra; Portugal, Alemanha, Itália e Áustria abstiveram-se. UniPlanet.
  • As frequentes falhas de energia na Florida têm provocado derrames consideráveis de esgotos não tratados. As autoridades têm aconselhado as pessoas a ferverem a água e a evitarem tomar banho nas praias próximas dessas ocorrências. AP.
  • As cidades californianas de San Francisco e Oakland avançaram com processos contra cinco petrolíferas (Chevron, ConocoPhillips, Exxon Mobil, BP e Shell) exigindo compensações de biliões de dólares para se protegerem contra a subida do nível do mar provocada pelas alterações climáticas. Reuters.
  • Aprenda a fazer bombas de sementes de forma simples e fácil. Use em terrenos baldios e áreas que precisem de árvores. Youtube.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue