Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Quénia: uso de saco plástico pode dar multa pesada ou prisão

Serra de Arga. Foto de Diogo Sá Lima 29ago2017
  • O uso de sacos plástico tornou-se ilegal no Quénia. A multa pode atingir 38 mil dólares ou pena de prisão por 4 anos. Tudo porque todas as medidas tomadas até ao momento para reduzir o consumo de sacos de plástico se mostraram infrutíferas. NPR.
  • À medida que as inundações catastróficas provocadas pelo furacão Harvey continuam a devastar o Texas, repetem-se os relatos de cheiros insuportáveis provenientes de 10 refinarias que foram encerradas. O problema é grave e nenhuma autoridade explicou às pessoas o que se passa. Há quem se queixe de dores de cabeça, de garganta e de inflamações nos olhos. The Guardian.
  • Quando em 2012 o furacão Sandy se abateu sobre New York, New Jersey e outros estados, o senador Ted Cruz e outros 20 colegas republicanos do Texas votaram contra um pacote de ajuda de emergência dedicado às áreas devastadas pela tempestade. Porém, agora que o furacão Harvey está a destruir o seu próprio estado, muitos desses mesmos republicanos tocam outra música e pedem a Trump que os ajude. Common Dreams. Hipócritas qb.
  • Mapa das barragens e represas norte-americanas eliminadas em 100 anos (1916-2016)
  • A Conservation Law Foundation está a processor a Shell e suas filiais por violações de regras de armazenagem de petróleo no terminal de Allens Avenue, em Rhode Island, que provocam a poluição do rio Providence. EcoRInews.
  • O governo do Brasil vai alterar o decreto que abriu uma enorme reserva mineral na floresta amazónica à mineração. O ministro da Mineração e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o governo vai revogar o referido decreto e publicará um novo que, embora abula a reserva mineral especifica as proteções existentes para partes da área que permanecerão no lugar. Esta atitude deve-se às críticas e ameaças de ação legal. Reuters. Perante este imbróglio, parece que o governo de Temer licenciou a exploração mineira naquela reserva pura e simplesmente porque não consegue controlar o garimpo ilegal que por lá campeia. Tal como Tomás Chiaverini,  interrogo-me se, no futuro, a fiscalização irá funcionar melhor com as mineradoras canadianas do que com os atuais garimpos ilegais.
  • O Instituto de Meteorologia de Macau está a ser investigado por ter alegadamente adiado o lançamento do alerta da chegada do tufão Hato para não prejudicar os negócios dos casinos. O Instituto terá feito o mesmo em 2016 por altura da aproximação do tufão Nida. AFP.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue