Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Plantações de eucaliptos antecipam-se à data da aplicação da nova lei

Imagem captada aqui.
  • A Águas do Porto levou a cabo uma operação de limpeza e desobstrução do leito da ribeira da Granja, no troço da rua de Requesende, Ramalde. Era notório o crescimento excessivo da vegetação aquática e a deposição de sedimentos, pedras e outros obstáculos, que dificultavam o escoamento da água, provocando a sua estagnação e maus cheiros, com o consequente desconforto dos vizinhos. A ribeira da Granja, também conhecida por ribeira do Ouro, de Nossa Senhora da Ajuda, das Naus ou de Lordelo, possui uma das maiores bacias hidrográficas do concelho do Porto, com afluentes que atravessam as freguesias de Paranhos, Ramalde e Lordelo do Ouro. Encontra-se maioritariamente entubada (79,4%), apresenta uma extensão de 14,4 km (no Porto) e desagua no rio Douro. P.
  • Largos hectares de oliveiras e alfarrobeiras centenárias, e também amendoeiras e figueiras estão a ser arrancadas em várias zonas do Algarve, denuncia a Almargem, alertando para a destruição da paisagem mediterrânica e do património natural. Acontece no sítio da Balieira, entre Sta. Margarida e Sto. Estevão”, para instalação de um pomar de abacate. W.
  • «(…) não conseguiram fazer um plano de saneamento básico integral, negociações nas quais participei em 1998 pela Câmara de Gaia e em conjunto com as Câmaras de Espinho e Matosinhos. (…) Para cortar uma relva não é preciso dinheiro nem chegarmos à altura das eleições para arranjar os jardins e rotundas da cidade. Isso é algo que se deve fazer recorrentemente. (…) para tirar as areias dos passadiços basta lá ir um varredor. Os passeios da cidade estão por arranjar, contudo foi renovada a rua junto ao aeródromo de Paramos com candeeiros led de metro a metro. (…)». Delfim Sousa, candidato à CM de Espinho, in Maré Viva.
  • Embora o Presidente da República tenha promulgado a reforma da floresta, a lei, que entre outras medidas proíbe novas áreas de eucalipto, poderá entrar em vigor só em fevereiro. Como se temia, muitos já estão a plantar esta espécie, nalguns casos sem a devida autorização, procurando antecipar-se à implementação de uma lei que se prevê mais dura com os prevaricadores. Jornal de Leiria.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue