Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Vigilantes da Natureza denunciam proliferação de eucaliptais

Foto de António Cunha 3mai2017.
  • O movimento cívico SOS Cabedelo vai avançar com uma queixa em Bruxelas contra a intervenção em praias da Figueira da Foz, considerando que a obra da Agência Portuguesa do Ambiente agrava o problema de erosão. Em causa, está o método escolhido pela APA para a reconstituição do cordão dunar. Na Leirosa, o movimento diz que a APA está a roubar areias ao mar para fazer a duna primária, através do método de ripagem, num espaço que já é deficitário de areia. O banco de areia que cria a duna hidráulica, também conhecido como praia submersa, é a primeira barreira na proteção costeira, mas em vez de se diminuir o impacto de erosão na costa, a intervenção da APA está a gravar o efeito erosivo. Além disso, a eliminação do banco também põe em causa a prática do surf naquela zona da costa. Para a SOS Cabedelo, a intervenção deveria passar pela injeção de areia exterior ao sistema, para se conseguir combater a erosão naquela zona da costa da Figueira da Foz: "Deviam ir buscar areia a um sítio com excesso, como é o caso da praia da Figueira". Lusa/DN.
  • A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza denuncia o aumento das plantações de eucalipto com prejuízo de outras espécies. Prolifera a plantação de eucaliptos na serra de Monchique em terrenos privados com menos de 2 hectares. Tudo sem comunicação prévia às entidades competentes, conforme obriga a lei de 2013. A Associação sugere a alteração do decreto-lei em vigor, que facilita a plantação de eucaliptos mas dificulta a de outras espécies como o sobreiro e o castanheiro. RTP.
Share:

1 comments:

OLima disse...

«O movimento cívico SOS Cabedelo vai avançar com uma queixa em Bruxelas contra a intervenção em praias da Figueira da Foz, considerando que a obra da Agência Portuguesa do Ambiente agrava o problema de erosão.» - a propósito,
vale a pena ver este video.
https://vimeo.com/194450424

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue