Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 30 de março de 2017

  • No documentário «La Gran Ola», do espanhol Fernando Arroyo, é analisado o risco de Espanha e Portugal poderem serem atingidos por um grande tsunami e como é que lidaríamos com essa catástrofe e a falta de preparação da Península Ibérica para algo desta natureza. Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, é um dos 40 especialistas que participam no documentário: «Nenhum governo faz alguma coisa. O que é preciso fazer está escrito. Portanto, os políticos sabem que há risco sísmico e que este pode ser reduzido». Luís Matias afirma que, no golfo de Cadiz, várias falhas tectónicas podem provocar um sismo a qualquer momento. O problema, e o que preocupa verdadeiramente os especialistas, é que ainda não está definido o protocolo para alertar a população e esta deve ser evacuada. «Espanha é o único país que não gastou dinheiro para financiar um sistema de alerta», lamenta Mauricio González, salientando que é algo «básico mas que poderia salvar milhares de vidas». Notícias ao minuto.
  • Reutilizar um computador é 20 vezes mais eficiente em termos energéticos, diz a Back Market. Em Espanha, apenas cerca de 33% dos equipamentos eletrónicos recolhidos são reciclados. Com um tratamento adequa, podere-ia reutilizar entre 70 e 90% dos resíduos eletrónicos produzidos. A melhor solução seá a sua reutilização, uma vez que isso implica menor consumo de recursos e de energia e reduz o volume dos resíduos. Energías Renovables.
  • Mais de metade das lâmpadas de iodo dos candeeiros da iluminação pública de Roma foram substituídos por lâmpadas LED. Os protestos não diminuíram. Muita gente compara agora o ambiente das ruas equipadas com os LEDs a zona de congelados de uma loja, a hospitais, morgues e cemitérios. Até já há uma petição para reverter o projeto. NYTimes.
  • A Westinghouse Electric Company, pioneira da energia nuclear nos EUA, entrou em processo de falência na sequência de falhanços assumidos pela Toshiba, sua parceira em projetos nucleares no sul dos EUA, e pela queda dos preços gás natural e da energia produzida pelas renováveis. NYTimes.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue