Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 21 de março de 2017

11 já atingiram as metas de energia renovável para 2020

Foto: Norbert Rosing, National Geographic
  • A ausência de regulamentação à data, de procedimentos de retoma das embalagens separadas e da definição dos ecovalores para os embaladores vai provocar o colapso no funcionamento do SIGRE, alerta a Quercus. O funcionamento do SIGRE deveria ser assegurado através da implementação de um organismo de compensação capaz de uniformizar os critérios para o seu funcionamento, que garanta o registo dos produtores, assegure o controlo das quantidades retomadas pelos sistemas, atribua um mecanismo de alocação e quotas de mercado para cada entidade, acautele a equidade e garanta a compensação entre as entidades gestoras, administre e fiscalize o cumprimento das regras definidas e publique estudos e estatísticas sobre o mercado. A Quercus responsabiliza o Ministério do Ambiente por esta situação e apela a uma atuação urgente para implementar a adaptação ao novo modelo concorrencial, de forma a não pôr em risco a continuidade da recolha seletiva e da triagem dos resíduos de embalagem, e o cumprimento das metas previstas no PERSU 2020.
  • Em 2015, a quota de energias renováveis no consumo total de energia da União Europeia chegou praticamente aos 17%, com onze países a atingir as suas metas individuais para 2020. Contudo, os Estados-Membros já acordaram aumentar esta meta para 27% até 2030, demonstrando o papel fundamental desempenhado pelas energias renováveis na realização dos futuros objetivos da UE em matéria de energia e de redução das emissões. De acordo com a Eurostat, a Suécia lidera o ranking com mais de metade (53,9%) do seu consumo final bruto de energia proveniente de energias renováveis em 2015, seguida da Finlândia, com 39,3%, da Letónia, com 37,6%, e da Áustria, com 33%. No extremo oposto da lista, surgem países como o Luxemburgo e Malta, ambos com 5%. Portugal conseguiu que 28% do seu consumo final bruto de energia em 2015 fosse proveniente de energias renováveis. A meta nacional para 2020 é de 31%. TechITT.
  • A Dinamarca projeta a construção de uma ilha artificial de 6 km2 em pleno Mar do Norte para instalar, à sua volta, uma imensa central eólica capaz de produzir eletricidade  para cerca de 80 milhões de consumidores europeus. ABC.
  • A PHS desenvolveu, com base em investigação levada a cabo na universidade de Birmingham, processo de incineração de tampões e fraldas descartáveis, até agora um pesadelo para as indústrias de tratamento de resíduos. The Guardian.
  • Um terço das ETARs da Andaluzia não cumpre integralmente as regras estabelecidas, alertam os Ecologistas en Acción. O incumprtimento deve-se, entre outros fatores, às quantidades de nitrogénio e fósforo total registadas em mais de 12 mil amostras analisadas emtre 2013 e 2015. Ecoticias.
  • O estado do Iowa processou a Benjamin Johnson e as suas empresas Osmosis Skin Care e Harmonized Water por tentarem vender água normal a preços astronómicos alegando ter sido tratada com alta tecnologia e meios especiais de modo a proteger o consumidor contra raios ultra violetas, mosquitos portadores do vírus Zica, contra o acne e outras caraterísticas miraculosas.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue