Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Bico calado

Foto de José Freitas 27jun2015.
  • «Portugal tem das energias mais caras da Europa. Na fatura da eletricidade, grande parte do valor não corresponde ao preço da energia, mas a rendas. São milhões de euros que, a cada mês, entram nos cofres da EDP a vários pretextos: subsidiar as energias renováveis ou continuar a compensar a EDP pelos riscos do mercado, tal como garantido desde a liberalização do setor. Os preços aumentaram muito nos últimos anos, mas nem sempre o suficiente para pagar todas estas rendas. Por isso, a EDP reclama que os utilizadores de eletricidade têm, para com ela, uma enorme dívida: a dívida tarifária. É esse o argumento que justifica novos aumentos quando, em abono da verdade, boa parte dessa dívida já nem está registada nas contas da EDP. É que a empresa já vendeu a nossa dívida a outros - a quem agora devemos como consumidores de energia - e lucrou com isso. Os lucros maravilhosos da EDP são portanto conseguidos à custa dos preços astronómicos pagos pelos consumidores de energia em Portugal.» Mariana Mortágua in Rendas da energia mais garantidas que a primavera - JN 21mar2017.
  • Relatório Mundial da Felicidade 2017Portugal é 89º em 155 países. Parâmetros de avaliação: PIB per capita, anos de expectativa de vida, apoio social, confiança (ausência de corrupção no governo e nas empresas), perceção de liberdade para tomar decisões e generosidade.
  • Poucos dias depois de Passos Coelho ter anunciado o nome de Teresa Leal Coelho como candidata do partido à autarquia de Lisboa, Carlos Carreiras, coordenador autárquico do PSD, assume em entrevista à TSF ser-lhe indiferente se a capital vier a ser conquistada pela sua colega social-democrata ou por Assunção Cristas, a cabeça de lista do CDS. O importante, aponta Carreiras, é que a Câmara não continue nas mãos do Partido Socialista. Expresso.  Este presidente da câmara de Cascais mostra mesmo que é pequenino no pensamento. 
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue