Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Reflexão - Multado em 30 mil euros por plantar mais eucaliptos?

Imagem captada aqui.

Multado em 30 mil euros por plantar mais eucaliptos?

Conta o jornal Região da Nazaré que o proprietário de um terreno na Quinta de Val Ventos, em Turquel, Alcobaça, foi notificado a pagar uma multa de 30 mil euros por ter plantado eucaliptos.

Esta notícia tresanda a frete. Desconfio que terá sido plantada para levantar os ânimos contra a aplicação da lei e a fiscalização e penalização de abusos, tentando fazer tudo confluir numa opinião pública favorável ao plantio de ainda mais eucalipto.

Digo isto porque é raríssimo, é excecional, um jornal português referir o montante, ainda por cima tão elevado, de uma multa aplicada a um indivíduo ou a uma empresa portuguesa que cometeu uma infração ambiental em Portugal. Enquanto no Reino Unido e nos EUA, por exemplo, se sabe quem, quando, onde e porquê foi aplicada a multa e em quanto ficou a multa, aqui em Portugal verificamos que divulgar esses pormenores e esses montantes é coisa que não acontece, quedando-se as notícias por generalidades inócuas, ambíguas e pouco claras. Assume-se, geralmente, uma espécie de sigilo que flutua entre o medroso e o envergonhado. Sei do que falo: ando quase diariamente, deste 2004, a «cobrir» temáticas ambientais no Ambiente Ondas3.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue