sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Bico calado

  • Raquel Varela: «Enquanto todos os media agradeciam a Mário Soares a democracia, Ricardo Salgado, agora detido de novo, escrevia uma carta pública [no Jornal de Negócios de 8jan2017 - Mário Soares, um grande Português] a agradecer a Soares ter-lhe “salvo o património da família”. (…) Soares numa das últimas entrevistas - aqui no fim deste vídeo - confirma. A família Espírito Santo estava sem dinheiro, Soares liga a Mitterrand (…)» O Grupo Espírito Santo regressou a Portugal em 1986 com o apoio do Crédit Agricole, a pedido de Mário Soares via mon ami Mitterand, e, em 1991, Ricardo Salgado assume a presidência executiva do Banco Espírito Santo.
  • «Alheio à decepção dos seus antigos e futuros camaradas de armas, Batalha Reis prossegue a carreira diplomática. Precede Manuel Teixeira Gomes na Legação Portuguesa em Londres (onde o futuro Presidente da República dirá dele: «Ganha quinhentos mil réis anuais, mas nunca fez coisa alguma») e avançará para o posto da Legação de Roma e Haia – onde alimentará novo escândalo. Nas palavras de A Pacotilha de 9 de Dezembro de 1911, não saiu de Lisboa, mas «recebeu os ordenados e gratificações do cargo» que o MNE o forçará a devolver.» Gonçalo Pereira in A saga do português que conheceu LenineEcosfera Portuguesa.
  • O novo presidente do Parlamento Europeu, o conservador italiano Antonio Tajani, esteve envolvido no escândalo das emissões da Volkswagen e foi um dos braços direitos do ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi e vice de Durão Barroso na Comissão Europeia.

Sem comentários: