quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Reflexão - O ciclo vicioso que fomenta a construção nas praias mais frágeis da Florida.


Reforçar e construir
O ciclo vicioso que fomenta a construção nas praias mais frágeis da Florida
por John R. Platt in Hakai Magazine 20dez2016

No princípio era a praia, e o povo viu que aquilo era bom. Então o povo disse: «Que haja casas, também.» E o povo viu que as casas eram boas. E quando a praia começou a mingar, o povo disse: «Alto, isso não é bom.» Então o povo mandou vir camiões que descarregaram toneladas e toneladas de areia para reconstruir a praia. E o povo disse: «Uau, isso é bom outra vez. Temos que construir mais casas. E podem ser maiores do que as últimas.» E foi então que o mar começou a subir.

Esta é a história das origens da Flórida moderna, onde as paisagens mais sujeitas à inundação e à destruição são também alvo da urbanização desenfreada e da recarga da praia com areia.

Estudos recentes mostram que os esforços para restaurar e proteger as praias vítimas de erosão coincidiram com o aumento do número e do tamanho das casas nessas mesmas praias - todas elas estão agora cada vez mais vulneráveis às forças que fizeram as praias precisarem de proteção.

"É um circuito de feedback positivo", diz Scott B. Armstrong, um doutorando em dinâmica ambiental pela Universidade de Southampton. "Quanto mais se investe na recarga das praias, mais se investe em casas, e vice-versa."

Sem comentários: