sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Calhetas: erosão costeira de mãos dadas com racismo ambiental?

Imagem capturada aqui.
  • Um desabamento na arriba junto à igreja das Calhetas, na costa norte da ilha de São Miguel, está a causar apreensão na população local. Algumas famílias já foram realojadas porque as suas casas estavam na iminência de desabarem. Tem vindo a registar-se nos últimos tempos alguma instabilidade na encosta junto à Igreja das Calhetas com pequenos e frequentes desabamentos com a rocha a apresentar fendas consideradas preocupantes. CAEstaremos perante aquilo a que o jargão académico considera «racismo ambiental»? Uma zona tradicionalmente habitada por comunidades de fracos recursos económicos, cuja orla costeira nunca mereceu medidas de proteção contra a erosão…
  • População de São Pedro da Cova exige em vigília a retirada de resíduos perigosos provenientes da Siderurgia Nacional. TSF.
  • As freguesias de Vila do Conde estão a receber informação sobre as boas práticas de separação de resíduos. O objetivo é sensibilizar a comunidade para o correto encaminhamento dos resíduos urbanos. O novo circuito de recolha resíduos verdes, que se iniciou no passado mês de outubro, conta com cerca de 600 contentores de proximidade, devidamente identificados, distribuídos pelas freguesias do Concelho. Os resíduos recolhidos neste circuito são enviados para a Central de Valorização Orgânica da LIPOR na qual, em conjunto com os resíduos orgânicos provenientes do setor da restauração, são transformados num composto de elevada qualidade que pode ser utilizado na agricultura. Nos contentores para resíduos verdes devem ser depositados restos de jardinagem tais como ramos, podas, relva, folhas, flores assim como aparas de madeira sem tratamento. CM Vila do Conde.

Sem comentários: