Rio Cabril, Mondim de Basto. Foto de Jorge Moreira
24abr2016.
Apesar do consenso científico de que o aquecimento global é real e provocado principalmente pela atividade humana, apenas cerca de metade da população em alguns países com uma das mais altas emissões de CO2 per capita compreende que os seres humanos são a força motriz das nossas alterações climáticas. Ainda menos pessoas estão conscientes do consenso científico sobre esta questão. Vivemos na era da informação, mas a informação não lhes chega. E porquê?
Enquanto a internet coloca a informação na ponta dos dedos, ela também tem permitido a desinformação para semear dúvidas e confusão nas cabeças de muitos daqueles cujas opiniões e votos determinarão o futuro do planeta.
O Climate Feedback pretende mudar isso. Aqui se reúne uma rede global de cientistas que usam uma nova plataforma de web-anotação para fornecer feedback sobre relatórios de mudanças climáticas. Os seus comentários, que trazem contexto e perspetiva acerca das últimas investigações, e apontam erros factuais e lógicos quando existem, aparecem em camadas sobre o artigo alvo no domínio público. Você pode lê-los no seu browser. Os cientistas também fornecem uma pontuação numa escala de cinco pontos para que fique a saber se o artigo é cientificamente consistente. Pela primeira vez, Climate Feedback permite-lhe verificar se pode confiar na estória mais recente sobre as alterações climáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário