quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Central nuclear de Almaraz: perigo iminente

Rio Tejo poluído. Foto: Arlindo Consolado Marques 3fev2016.
  • Inspetores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol alertaram para falhas no sistema de arrefecimento da central nuclear de Almaraz, em Cáceres. A central, localizada à beira do Tejo, a 100 km da fronteira com Portugal, sofreu duas avarias nos motores das bombas de água e os cinco técnicos que fizeram a inspeção consideram que não há garantias suficientes de que o sistema possa funcionar normalmente. André Silva (PAN), apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo uma intervenção junto de Espanha para encerrar a central. No documento, André Silva argumenta que a central não só não possui as condições necessárias para estar em funcionamento tendo reprovado em teste de resistência realizado pela Greenpeace, como já deveria ter sido encerrada em 2010, estando já ultrapassado o tempo de vida útil para as centrais nucleares deste tipo. DN.
  • Há racismo ambiental no sul do Texas, denuncia um estudo realizado por investigadores da University of Southern California e da University of North Carolina. São precisamente as zonas habitadas por minoria étnicas e por pobres que sofrem mais os impactos da fraturação hidráulica em Eagle Ford. EHN.
  • A Southern California Gas é acusada de violar as leis de saúde e segurança ao demorar controlar uma fuga de gás que obrigou milhares de pessoas a serem evacuadas e de dar conhecimento disso às autoridades. Reuters.

Sem comentários: