Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz 2007. Foto de OLima.
O desassoreamento da barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, deverá avançar dentro de dois meses. Orçada em cerca de 3 milhões de euros, a intervenção incluirá a dragagem de 272 mil metros cúbicos de sedimentos, que serão depositados por repulsão em duas zonas da costa, perto da barrinha, a recuperação do dique fusível que assegura uma abertura controlada da barrinha ao mar e garante a qualidade da água nas praias de Esmoriz, a sul.
O projeto inclui ainda a implantação de uma ponte que ligará Esmoriz e Paramos, com 38 metros de comprimento, piso de 1,40 metros de largura, e corrimão em madeira, e mais três pontes curvas com 13,5 metros de comprimento e dois metros de largura.
Um pequeno cais flutuante, um observatório de aves, percursos mistos, dois pórticos, três parques de estacionamento, são também equipamentos previstos para o local. A criação dos percursos marginais assume, segundo a Polis Litoral Ria de Aveiro, funções relevantes na estabilização das margens da lagoa.
O acesso à barrinha será vedado com a colocação de passadiços, sendo aplicada uma paliçada na zona dunar a sul da lagoa. Público.
Sem comentários:
Enviar um comentário