quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Governo impõe limite à expansão do eucalipto

Pateira de Óis da Ribeira: jacintos arrastados pelas cheias jazem em cima da mesa de piquenique. 
Foto: Lúcia Ávila 23jan2016.
  • O Governo de António Costa acaba de anunciar o limite à expansão da área de plantação de eucalipto, decisão que resulta da negociação com o partido Os Verdes que apoia o Executivo no Parlamento. O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, propõe o aumento da produtividade por hectare em vez do aumento da área cultivada, que ronda os 812 mil hectares. Expresso.
  • O custo dos painéis solares tem caído 10% por ano. Se esta tendência se mantiver, a energia solar poderá satisfazer 20% da oferta em 2027, concluem investigadores da Oxford University. The Guardian.
  • Um abutre proveniente de uma reserva natural de Israel foi capturado em Bint Jbeil, no sul do Líbano por suspeita de espionagem, uma vez que era portador de um transmissor. Incidentes deste género não são inéditos. The Guardian.
  • O governo canadiano proibiu as pessoas de terem fogões a lenha, a menos que eles emitam o máximo de 2,5 gramas de partículas finas por hora. A violação desta regra implicará multas entre 2 e 8 mil dólares. Muita gente acha que esta medida, para além de ser um abuso de poder e uma tentativa de impedir as pessoas de viverem em autonomia, também é um enorme frete às gigantes energéticas estatais e privadas. The Daily Sheeple.

Sem comentários: