segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Frente ribeirinha de Olhão: que requalificação?

Lago Poopo, na Bolívia, seco. Foto: David Mercado/Reuters.
  • O Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho está a desenvolver um tratamento biológico, com a incorporação de nanomateriais, que vai permitir diminuir a poluição e a quantidade de água consumida em tinturarias têxteis. Greensavers.
  • O projeto de requalificação da frente ribeirinha de Olhão merece duras críticas por parte do Olhão Livre. Primeiro, porque o processo de gentrificação da zona dos pescadores, expulsando-os para dar lugar a atividades turísticas, não tem em conta os 90 milhões de euros que representam a captura de 8 mil toneladas de bivalves por ano. Segundo, porque não contempla a causa dos graves problemas que afetam a indústria dos bivalves: a poluição proveniente dos esgotos não tratados e de ETARs que funcionam mal. Finalmente, porque reduzir as faixas de rodagem a uma apenas irá estrangular ainda mais o congestionamento que se verifica na estrada nacional 125.
  • A justiça brasileira bloqueou bens das mineiras Vale e BHP pela catástrofe ambiental de Mariana. La Informacion.
  • Beijing iniciou sábado passado um alerta vermelho de 4 dias por causa do elevado nível de poluição atmosférica. El Mundo
  • No Irão, as escolas de Teerão vão estar fechadas dois dias também por causa da poluição.

Sem comentários: