Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A França tem medo dos ambientalistas?

Agricultores conduzem patos para lago em Taihou.
  • O governo francês vai fechar todas as suas fronteiras durante um mês, precisamente quando, em Paris, se reúne a conferência internacional sobre o clima. Tudo para, segundo o governo, garantir a ordem pública e a segurança interna. Bastamag.
  • A Exxon, a Eni e a Sasol vão explorar gás e petróleo ao largo da costa índica de Moçambique. Reuters.
  • A ExxonMobil, para além de liderar uma imensa campanha de desinformação acerca das alterações climáticas, anda agora a ameaçar jornalistas que divulgaram o que os próprios cientistas da Exxon há muito diziam acerca do tema. Em 1979, a Exxon defendia, baseada em investigações suas, que deviam, ser tomadas medidas para suster os impactos das alterações climáticas. Não é a primeira vez que a 4ª maior petrolífera do mundo ameaça jornalistas. A última aconteceu em 2013 aundo um jormalista penetrou numa zona onde um oleoduto seu tinha rebentado. Motherboard.
  • Geraldo Mariano da Silva, presidente da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, seção Rio de Janeiro, tem sido seguido e ameaçado por dois prováveis defensores do amianto. Tudo isso após a Abrea-RJ e o Ministério Público do Trabalho terem movido uma ação civil pública contra a Eternit (dona da única mina de amianto em exploração no Brasil, em Minaçu, Goiás, e maior fabricante brasileiro de produtos de amianto) no valor de R$ 1 bilhão de dano moral coletivo. Pleiteiam ainda a proibição do amianto, tratamento e indemnização das vítimas da fibra cancerígena.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue