quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vespa australiana vai combater propagação da acácia-de-espigas

Lagoa do Capitão, Pico-Açores. Foto de Teresa Rodrigues 23jun2015.
  • Investigadores da Universidade de Coimbra obtiveram autorização para libertar o inseto que será o primeiro agente de controlo natural para conter a dispersão da acácia-de-espigas, um arbusto/pequena árvore australiana, que é uma das piores invasoras no litoral português. Diário Digital/LusaTrata-se de uma pequena vespa de 3 milímetros (Trichilogaster acaciaelongifoliae) também proveniente da Austrália. A utilização da minúscula vespa australiana já foi testada na África do Sul, onde o insecto foi libertado na natureza no princípio dos anos 1980. Houve reduções de mais de 85% na produção de sementes da acácia-de-espigas.
  • Os países do G20 continuam a subsidiar os combustíveis fósseis. Isso representa mil dólares por cabeça, diz o FMI citado pelo The Guardian. Já em maio, o mesmo jornal dizia que os combustíveis fósseis recebiam, POR MINUTO, 10 milhões de dólares de subsídios.
  • A mineradora Miller Argent ameaça processar o município de Caerphilly, País de Gales, se este recusar licenciar a exploração uma mina a céu aberto em Nant Llesg, perto de Rhymney. Tudo porque alega ter empatado mais de 100 mil libras em todo o processo. The Guardian.
  • 13 habitantes de Finger Lakes foram detidos enquanto liam a encíclica papal sobre alterações climáticas no âmbito de um protesto contra a armazenagerm de gás em cavernas de sal. EcoWatch.
  • A Delta e a American Airlines vão deixar de permitir o transporte de troféus de caça nos seus voos. Esta medida foi tomada na sequência da indignação generalizada com a morte do leão Cecil, no Zimbabwe, por um dentista americano. Público.


Sem comentários: