sábado, 30 de maio de 2015

Greenwashing na cimeira climática de Paris?

Cais Palafitico da Carrasqueira, Alcácer do Sal. Foto de Paulo Mendonça 23mai2015.
  • A cimeira climática de Paris, que se realiza entre 30 de novembro e 11 de dezembro, é patrocinada por 20 empresas, entre as quais as energéticas Engie e EDF, o banco BNP Paribas, a Renault Nissan, a Air France, as seguradora Axa e Generali, a LVMH e a IKEA. Os ambientalistas já consideraram o facto uma operação de greenwashing uma vez que as energéticas Engie e EDF consomem carvão e, por isso, são das maiores poluidoras a nível europeu. Terra Daily.
  • As súbitas e fortes inundações que se abateram sobre o Texas e que vitimaram 30 pessoas têm sido relacionadas por muitos cientistas com a ação humana sobre o clima. Questionado sobre a sua concordância ou não com essa relação, o senador Ted Cruz, candidato republicano às presidenenciais afirmou que era errado, numa situação de tragédia, politizar um desastre natural. CNN.
  • A prolongada seca que atinge a Califórnia impôs reduções drásticas no consumo de água. A relva dos jardins resentiu-se. Mas os proprietários não desistem: pintam-na de verde para manter o aspeto. É tudo uma questão de orgulho, dizem. Tudo para manter elevados os valores das suas propriedades, convenhamos. Terra Daily.

Sem comentários: