- O novo governador da Pensilvânia vai repôr uma moratória que suspende e anula todas as licenças concedidas pelo seu antecessor para a exploração de gás e petróleo através da fraturação hidráulica em parques, florestas e zonas de terrenos públicos.
- O General Russel L. Honoré declarou guerra aos maiores poluidores da Louisiana, o seu estado natal, após ter observado a devastação provocada pelo furacão Katrina. Enormes derrames de petróleo jaziam numa enorme extensão ocupada por poços de petróleo há muito abandonados. Por isso, fundou o Green Army, uma organização que pretende defender a causa das comunidades pobres que mais sofreram com os impactos. A tarefa não tem sido nada fácil, mas o projeto já registou bastante sucesso.
- A Exide Technologies, recicladora de baterias de chumbo, registou 8 violações de regras de gestão e reciclagem na sua unidade de Vernon, mas nenhuma coima lhe foi aplicada.
- A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tem registado baixos níveis de água. Se a atual tendência se mantiver, as provas de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos de 2016 poderão ver-se comprometidas.
- A ´Baía de Guanabara, espaço previsto para ser utilizado pelas equipas olímpicas em 2016, continua a cheirar muito mal, o seu aspeto continua horrível, com ilhas muito lixo e resíduos à vista. Os atletas já rotularam o sítio de esgoto a céu aberto e manifestaram a sua preocupação não só em relação à sua segurança física mas também ao risco de contração de doenças como a hepatite. Os responsáveis pela pasta do Ambiente já admitiram a inexistência de um plano de contingência.
- O México proíbe uso de animais marinhos em espetáculo itinerantes. Mas continua impotente para penalizar os responsáveis pela barbárie de Iguala, no estado de Guerrero.
- Entre 2010 e 2013, as multinacionais Monsanto, Bayer, Almidones Mexicanos y CPIngredientes derramaram ACIDENTALMENTE 800 toneladas de milho e de algodão transgénico em Chihuahua, Guanajuato e Veracruz, no México, admitemrelatórios oficiais. Apesar da evidente contaminação do Ambiente, até ao momento nenhuma autoridade federal tomou medidas.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
General declara guerra aos maiores poluidores da Louisiana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário