Foto de Angélica Carmo 11jan2015.
- A recente revisão do Plano Diretor Municipal de Vieira do Minho vai permitir a Armando Pereira, dono de 30% da Altice (empresa francesa candidata à compra da PT), legalizar a sua mansão de férias, junto à barragem do Ermal, em Guilhofrei. A Quinta das Casas Novas, que inclui, para além da casa e de uma vasta área agrícola, piscina, minigolfe, campos de ténis, heliporto e um pavilhão desportivo, foi edificada em área de Reserva Ecológica Nacional e contra os pareceres da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Aliás, em 2006, o então vice-presidente da CCDRN, Ricardo Magalhães, decretou a demolição de todas as construções. O empresário português, que há três décadas emigrou para França e se tornou num empresário de grande sucesso, contestou sempre as ordens da CCDRN e nunca parou de construir. Em 2010, Jorge Dantas, autarca eleito pelo PS, tentou dar cumprimento à ordem de demolição, mas sem sucesso. Agora, o atual presidente da câmara, António Cardoso, eleito pelo PSD, resolveu promover uma revisão do PDM, desafetando todos os terrenos de Armando Pereira da área de Reserva Ecológica. A população de Guilhofrei, que vê em Armando Pereira um exemplo, apoia os projetos do empresário, que considera muito positivos para a localidade.
- O Estado do Ambiente em Portugal 2014 – excertos do Relatório do Estado do Ambiente Portugal 2014, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente. Obrigado Manuela Araújo.
- Ric O’Barry abandonou a profissão de treinador de golinhos para se tornar num ativista dos direitos dos mamíferos matinhos. Agora com 75 anos, sente-me melhor sabendo (1) que o San Francisco Board of Supervisors aprovou uma resolução afirmando que as baleias e os golfinhos têm o direito de se livrarem de viver em cativeiro, (2) que a câmara de Malibu, Califórnia, aprovou uma proclamação em que todas as baleias e golfinhos têm o direito à sua própria liberdade e vida, (3) que o National Aquarium de Baltimore pondera colocar os seus 8 golfinhos num santuário oceânico.
- O Chile vai implantar uma central fotovoltaica de 800 MW capaz de produzir energia solar durante 24 horas por dia. A tecnologia é da SolarReserve e do seu projeto Crescent Dunes.
Sem comentários:
Enviar um comentário