Ribeira Quente, S. Miguel-Açores. Foto: Pedro Silva
12dez2014.
- A pesca ilegal na costa vicentina reduz capturas por parte da pesca artesanal, denunca o Notícias do Mar. Tudo porque há quilómetros de redes de emalhar de fundo fundeadas ao longo da costa, com 10 metros de altura. A situação é grave porque todas estas redes estão fundeadas há anos no mesmo sítio, como se fossem coutadas dos armadores. Este estratagema faz com que muito peixe morra e, por isso, seja desperdiçado a nível comercial. A aplicação da lei e a tomada de medidas corretivas falham por manifesta escassez de meios.
- O ruído do trânsito automóvel afeta 25% dos europeus e aumentam os riscos para a sua saúde, desde insónias a problemas cardíacos, alerta a Agência Europeia do Ambiente.
- O governo chinês aprovou a importação do controverso milho trangénico Agrisure Viptera, da suiça Syngenta, o que aumenta a probabilidade de a fabricante de sementes vir a pagar indemnizações a mais de 100 agricultores e exportadores norte-americanos que estão a processá-la pelos danos de carregamentos de sementes rejeitadas por Pequim.
- O início das obras de abertura do canal interoceânico da Nicarágua preocupa os ambientalistas perante a ausência de um estuod de impacto ambiental e o medo de que a obra provoque enormes danos no Gran Lago, o maior reservatório de água doce da América Central.
Sem comentários:
Enviar um comentário