Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Figueira da Foz quer recifes artificiais a defender a sua costa


A aldeia de Shishmaref, no Alaska, a 30 milhas do Círculo Polar Ártico, é vítima da erosão marinha sempre que há tempestades. Uma de muitas aldeias vítimas das alterações climáticas no Alaska.
Foto: Gabriel Bouys/AFP/Getty Images

  • A Câmara da Figueira da Foz sugeriu a criação de recifes artificiais ou esporões paralelos para a proteção da costa e criticou as soluções apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Litoral criado pelo Governo de Passos-Portas e que não se deu ao cuidado de auscultar a autarquia e associações locais. Considerando escassa para a dimensão e complexidade do problema a hipótese de utilização da areia da praia da Figueira da Foz para abastecer praias a sul do Mondego ameaçadas pela erosão, a autarquia sugere que a sua proposta oferece maior garantia de que os sedimentos não serão encaminhados para o canhão da Nazaré, ficando retidos juntos às frentes já urbanizadas. "Disseram-nos que querem tirar 10 milhões de metros cúbicos de areia em seis anos, mas não dizem onde vão tirar nem como. Há o risco da praia desaparecer e a Figueira da Foz ficar exposta à erosão por causa da alimentação em massa que defendem", esclareceu a vereadora Ana Carvalho.
  • David Cameron acha que o povo britânico está farto de eólicas. Por isso, vai acabar com os subsídios às eólicas. Os impostos dos contribuintes serão muito mais úteis no apoio à extração de gás e petróleo através da limpíssima, mui amiga do ambiente, a brilhante, inteligente, eficaz e eficiente fraturação hidráulica.
  • Tens um carro elétrico? E a energia que o alimenta vem do carvão? Então fica a saber que o carro que pensas que é limpo, que é amigo do ambiente, não é nada disso. Polui que se farta. São investigadores da universidade do Minnesota que o garantem.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue