Murtosa. Foto (Drone vision by Phantom 2 + GoPro hero3+):
Paulo Horta Carinha 12ag2014.
- O governo dos Açores acaba de adjudicar a empreitada de reperfilamento do leito da Ribeira Quente. Objetivo: reforçar a segurança de pessoas e bens. Não gostaria de arrefecer o entusiasmo manifestado por alguns, mas acho que não deveríamos "brincar" com ribeiras. Todas as tentativas de "domesticar" a natureza dão, mais cedo ou mais tarde, resultados contraproducentes. Em termos práticos e atrás da polida linguagem utilizada, o projeto não passa de uma série de operações de emparedamento de margens, que, provavelmente, até farão muito jeito aos proprietários de alguns quintais, quiçá para uma ou outra casa há muito construída em leito de cheia e provavelmente já vítima de uma ou outra "graçinha" de sua excelência a ribeira. Quanto a acudes (não vi referências a tanques de retenção de água) isso é outra estória. Como é outra estória a permanente monitorização e limpeza não só desta como de outras ribeiras. Mas isto parece que não se vê, que o povo não vê, que não influencia o voto popular.
- A Lagoa da Ervideira, em Coimbrão-Leiria, já conta com um núcleao de amigos apostados em mantê-la limpa, até porque é classificada como Biotipo CORINE – Programa da Comunidade Europeia para sítios de interesse científico e conservação da natureza.
- As quotas pesqueiras de Portugal foram reduzidas em 22% para compensar a sobrepesca levada a cabo em 2013. Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Irlanda e Polónia viram também as suas quotras de pesca reduzidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário