terça-feira, 22 de julho de 2014

Hortas urbanas do Grande Porto revelam elevados níveis de metais pesados



  • O município de Espinho adquiriu cerca de 75 mil euros em herbicidas para deservar espaços públicos. Abandonando a sachola e outras ferramentas de jardinagem, pulveriza-se as valetas, acreditando nas fortes potencialidades dos químicos aplicados mas ignorando a contaminação de solos e águas por infiltração ou arrastamento dos resíduos dos herbicidas para linhas de água.
  • Os níveis de metais pesados detetados em hortas urbanas e pastagens do Grande Porto (Maia, em Leça da Palmeira, em Matosinhos e em São Mamede de Infesta ) são superiores aos observados em zonas rurais, revela um estudo da universidade de Aveiro. Por exemplo, no azevém que serve de pasto a animais, os elevados níveis de cádmio, cobre e zinco excederam os critérios de qualidade para forragens animais e poderão entrar na cadeia alimentar dos portugueses. O problema é que Portugal não dispõe de procedimentos definidos para avaliação de risco para o ambiente e saúde humana nessas áreas, nem de critérios para a remediação de solos contaminados.
  • O supermercado da cadeia Sainsbury em Cannock vai passar a ter energia proveniente de uma central de digestão anaeróbica.
  • O governo de David Cameron lançou a reclassificação de espécies extintas e não as considera nativas para impedir a sua reintrodução na vida selvagem.
  • A Nestlé considera a escassez da água um problema muito mais grave e urgente de ser resolvido do que as alterações climáticas. E sabe muito bem porquê. Porque continua a extraí-la de zonas, como a Califórnia, que lutam com uma enorme escassez de água.
  • Como dormir tranquilamente nas quentes noites de verão: (1) coma uma refeição ligeira, beba muita água; (2) areje o quarto de cama antes de se deitar; (3) lave a cara, as mãos e os pés em água fria; (4) vista um pijama leve e fresco ou então deite-se nu; (5) se for casal, durma em camas separadas e (6) desligue todos os equipamentos eletrónicos, não os deixe em stand-by.

Sem comentários: