22 abril: Dia Mundial da Terra.
- Os municípios de Vouzela e de Murtosa assinaram um protocolo com a Quercus numa parceria de preservação e conservação da natureza. A parceria pretende unir esforços para exigir o aumento dos valores transferidos para os municípios com áreas classificadas e pedir que estas zonas sejam prioritárias na distribuição de fundos nacionais e comunitários, para que haja mais investimentos privados que possibilitem a criação de emprego.
- A Agência Portuguesa do Ambiente assinou com as câmaras de Alcanena e Santarém um protocolo para a requalificação da rede de coletores que irá separar os efluentes domésticos dos industriais. A Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, constituída essencialmente por industriais de curtumes e à qual pertence também o município, será responsável pela reabilitação da ETAR. O projeto deverá estar concluído até ao fim de 2015 sob pena das entidades responsáveis não serem subsidiadas com fundos comuntários.
- As empresas que exploram o gás de xisto acabam de conquistar poderosos aliados: os sindicatos da construção dos estados da Pennsylvania, do Ohio e da West Virginia, a partir do momento em que começaram a dar emprego aos trabalhadores locais, daqueles estados e não de outros. Os ambientalistas temem que se repita o ciclo do carvão quando começou a ser explorado.
- Elevadas quantidades de madeira abatida ilegalmente na Amazónia foi comercializada mercê de uma lacuna legal na comunicação entre os sistemas de controlo de comércio de produtos florestais entre os estados brasileiros, denuncia a Greenpeace.
- A China vai avançar com um vasto programa de centrais nucleares ao longo da sua costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário