quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Acordo de pesca Europa-Marrocos viola direitos dos Saharauis

Conferência de imprensa do Real Madrid capturada por protesto da Greenpeace contra a exploração petrolífera no Ártico.
  • Sabe onde existe a espécie de orquída mais rara da Europa? Em S. Jorge, Açores.
  • O acordo de Pesca entre a União Europeia e Marrocos viola o Direito Internacional e os direitos do povo saharaui, alerta Os Verdes, alegando que Marrocos não tem qualquer soberania sobre o Sahara Ocidental e os seus recursos naturais, uma vez que, em 1975, ocupou ilegalmente este território com o claro objetivo de explorar os seus valiosos recursos, impedindo que o povo saharaui exerça o seu direito à autodeterminação, reconhecido pela Assembleia Geral Organização das Nações Unidas, pelo Conselho de Segurança, pelo Tribunal Internacional de Justiça. Além disso, não ficou demonstrado que as contrapartidas financeiras da União Europeia fossem utilizadas para benefício da população saharauis.
  • A Wilmar, a maior produtora mundial de óleo de palma, cede à pressão pública e promete suspender a desflorestação.
  • O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento vai centrar os seus investimentos entre 2014 e 2018 nas renováveis e reduzi-los no carvão.
  • Associações ligadas à conservação de sementes e à protecção da biodiversidade lançaram um apelo para que se aumente a pressão sobre os deputados no Parlamento Europeu porque, afirmam, houve um recuo no debate em Bruxelas que representa uma ameaça para os pequenos agricultores possuidores de sementes tradicionais.

Sem comentários: