quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cálcio combate impactos das chuvas ácidas


Algures em Couto de Esteves, onde já não chovia há pouco mais de três meses
  • O cálcio, acrescentado ao solo de florestas, ajuda-o a recuperar dos danos causados pelas chuvas ácidas, garantem investigadores da University of California, Berkeley que, durante 15 anos, fizeram testes e reuniram e partilharam dados e informações com cientistas da Syracuse University, da Cornell University e da University of Michigan.
  • A Canadian Natural Resources Ltd terá de drenar um lago no sítio do seu projeto de petróleo de xisto, em Primrose East, no norte de Alberta, para que o betumen derramado há meses saia e se faça a descontaminação do lago.
  • Os impactos da extração de gás e petróleo através da fraturação hidráulica sobre o gado bovino são alarmantes, revela um estudo de investigadores da Cornell University. As consequências vão desde a morte e ao nado-morto e passam por defeitos genéticos que persistem após a exposição a efluentes da fraturação hidráulica. A extensão dos impactos sobre os humanos é incalculável devido à falta de investigação, mas os autores do estudo alertam para o problema grave da contaminação alimentar, uma vez que há unidades agropecuárias a produzir sem testarem os seus produtos e muito gado a ser abatido sem as análises necessárias para detetar substâncias tóxicas provenientes da fraturação. TP.

Sem comentários: