Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Quem mandou fechar a saída da Barrinha de Esmoriz?


  • O Movimento Cívico pró Barrinha manifestou-se preocupado com o facto de haver gente a nadar, a dar e a receber aulas de surf nas águas poluídas da barrinha de Esmoriz e apela às autoridades para estarem atentas e intervirem. Curiosamente, ninguém parece assumir a responsabilidade do fecho da barrinha de Esmoriz através de um dique de areia, mistério que se repete, há anos, todos os verões. O objetivo é impedir as águas poluídas da barrinha de seguirem o seu curso natural, para sul e, eventualmente, contaminarem as prais de Esmoriz. Este remendo sazonal e anónimo acontece sobretudo devido ao abstencionismo da autarquia de Espinho e porque as autarquias de Ovar e de Espinho andam de costas voltadas uma para a outra e ainda não compreenderam que só unidas serão capazes de preservar aquela zona que é de Rede Natura 2000.
  • Moradores de Morgado de Apra, zona protegida em Loulé, estão contra construção de central fotovoltaica, alegando o seu impacto visual demolidor. Lusa/Público. Ora bem, já cá faltava mais um grupinho de nimbys. Quem sabe se preferem energia proveniente de gás de xisto extraído por fraturação hidráulica? ou de uma eólica offshore? ou de uma simples offshore petrolífera?
  • A Igreja de Inglaterra vai investir na extração gás de xisto através da famigerada fraturação hidráulica. Para tal avisou os proprietários de 2000 Km2 de terrenos de que tem direitos sobre os minerais que jazem no seu subterrâneo, direitos que diz ter desde a conquista normanda. 
  • E se um caixote de lixo inteligente captar as preferências e gostos inseridos no seu smartphone e lhe apresentar anúncios de produtos relacionados com essas preferências? Acontece em 100 pontos de Londres e já provocou imenso debate sobre invasão e violação da privacidade. eCycle.
  • As autoridades moscovitas investigam a morte massiva de pombos. Alguns sugerem que se trata da doença de Newcastle, que pode ser transmitida aos humanos. The Guardian.
  • Dezenas de golfinhos têm dado à costa leste dos EUA mortos. Apenas na costa da Virginia, deram à costa este ano 164 golfinhos mortos, tendo 78 sido encontrados neste mês de agosto. Cientistas do National Museum of Natural History investigam a possibilidade da existência do morbillivirus (responsável pela morte de 740 golfinhos em 1987), eventualmente exacerbada pelo stresse que os golfinhos sofrem via pesticidas, metais pesados e hidrocarbonetos. CNN.
  • Milhares de chilenos manifestaram-se em 9 cidades contra a chamada lei Monsanto, que pretende licenciar patentes às sementes transgénicas das multinacionais. RT.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue