sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sensores e câmaras de videovigilância detetam fogos

Gerês
  • Já está a funcionar o sistema de videovigilância do Parque Nacional Peneda Gerês para ajudar na prevenção e combate de incêndios. Foram instaladas 14 câmaras de vigilância, que estão associadas a sensores que distinguem os fumos. Os sinais sonoros e as imagens são recebidos e analisados nos centros distritais de operações de socorro. RTP.
  • A última edição dos prémios SIG, atribuídos anualmente pela ESRI Portugal, distinguiu o SILIAMB – Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, entre os melhores projectos do ano. O SILIAMB integra um sistema de informação geográfica suportado pela tecnologia ArcGIS da Esri e visa garantir a articulação a nível nacional, promovendo a simplificação e a celeridade de todos os procedimentos associados ao licenciamento ambiental, visando a melhoria da interacção com os cidadãos, através da desmaterialização dos processos e da redução da carga burocrática. Actualmente, o sistema inclui toda a componente de recursos hídricos e algumas componentes da área dos resíduos.  Ambiente Online.
  • O projeto Life Natureza para a Conservação e Reintrodução do lince ibérico em Andaluzia foi premiado por Bruxelas. Ecotícias.
  • Os Prémios Átila 2013 para Málaga foram atribuídos ao Ayuntamiento de Nerja e à empresa Salsa Inmobiliaria pelo desordenamento de território conseguido ao longo do rio Chíllar, ao Delegado Provincial del Medio Ambiente de Málaga e ao Alcaide de Málaga, pelas autorizações concedidas à construção de vários mamarrachos, e ao Alcaide deputado de Alhaurín, pelo fomento à especulação imobiliária, pela conivência com empresas extrativas, pelo projeto de construção de uma cidade aeroportuária em zona húmida. Estes prémios são, deste 1992, distribuídos pelos Ecologistas en Acción  a pessoas ou entidades que se evidenciam na destruição do Ambiente.
  • 36 milhões de euros foi quanto as Canárias ganharam com a produção de energia produzida pelos seus parques eólicos. La Informacion.
  • 60% do gelo servido nos restaurantes de comida rápida britânicos têm mais bactérias que a água que corre nas suas casas de banho, revela uma investigação do Mail on Sunday. Nenhuma das asmostras colhidas no McDonald’s, Burger King, KFC, Starbucks, Cafe Rouge e Nando’s apresentavam perigo imediato para a saúde, tranquilizam os investigadores. Youtube (1:09)
  • Minniapolis é a cidade norte-americana que tem o melhor sistema de parques, conclui a Trust for Public Land. São 3 os parâmetros desta avaliação: (1) percentagem da área em relação a toda a cidade, (2) investimentos per capita e equipamentos por 10 mil habitantes; (3) o número de pessoas que vivem num raio de 10 minutos a pé.
  • Insatisfeita com o desastre causado no Golfo do México, a BP prepara-se para investir 1 milar de milhão de dólares na North Slope do Alaska. Grist.
  • Mais de 30 comunidades peruanas, da Región Loreto, na fronteira com o Equador, foram afetadas por derrame de petróleo ocorrido em 31 de maio. O desastre aconteceu na sequência de danos provocados num oleoduto, tendo dezenas de milhares de barris de petróleo contaminado o rio Coca. El Universo.
  • Wu Zhu foi declarado o melhor cidadão jornalista depois de ter desafiado funcionários da proteção ambiental a nadarem nos rios altamente poluídos da China. O prémio foi atribuído pelo China Dialogue, pelo Guardian e pelo Sina.

Sem comentários: