Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 1 de junho de 2013

Mais eucalipto para a fogueira

Um video sobre a cigarra, de Samuel Orr.
  • Sábado, 1 junho, Cabedelo/Afurada, 9h30 – ação de limpeza, a bem dos borrelhos.
  • O governo de Passos-Portas aprovou, em Conselho de Ministros, a liberalização das ações de (re)florestação com eucalipto (e demais espécies florestais a reboque), sem garantir as condições mínimas para que a madeira produzida entre no mercado e não sirva de pasto para os incêndios florestais, denuncia a Associação de Promoção ao Investimento Florestal
  • Várias associações e movimentos ambientalistas anunciaram que vão apresentar uma nova queixa à UNESCO contra os impactos negativos da barragem de Foz Tua no Douro Património da Humanidade. Lusa/RTP.
  • O senado italiano aprovou por unanimidade a aplicação de uma cláusula de salvaguarda em relação aos cultivos transgénicos. Entretanto, o Japão e a Coreia do Sul cancelaram a importação de trigo transgénico, e Taiwan anunciou a aplicação de garantias de que o trigo que importa não é transgénico.
  • Os moradores de Standard Heights estão fartos de sofrer a poluição proveniente da refinaria da Exxon Mobil de Baton Rouge, conta a NPR.
  • Amazônia Confidencial, de JC de Toledo Hungaro é um thriller de ação e aventura, com as facetas desconhecidas de países onde golpes financeiros são disfarçados com o sotaque da realeza, e uma Amazônia na qual ecologia e preservação são os valores que menos importam. Trata-se de uma obra de ficção, mas qualquer semelhança com lugares, factos ou pessoas conhecidas NÃO é mera coincidência. O autor de Selva! Amazônia Confidencial viveu boa parte das histórias presentes nas páginas deste seu primeiro livro; a sua narrativa apenas altera identidades e as desloca no tempo e espaço.
  • A Associação de Supermercados Brasileiros prometeu deixar de vender carne de gado criado na floresta tropical, lê-se na BBC.

1 comentário:

João Paulo Forte disse...

Eu só gostava que esta ministra, analfabeta em termos ambientais, passasse um dia comigo e com colegas meus, a combater incêndios em eucaliptal, a ver se continuava a ser tão amiga dos eucaliptos...