domingo, 2 de junho de 2013

Ainda há gente que tem medo de árvores e de parques


Um protesto pacífico contra a destruição do parque Gezi, na praça Taksim, em Istambul, provocou a intervenção brutal da polícia de choque. A resposta popular não se fez esperar: os cidadãos, solidários, desceram às ruas em várias cidades turcas em protesto contra tamanha brutalidade. 
Tradução da legenda da foto: Só quando a última árvore for abatida, o último peixe pescado e o último rio contaminado é que compreenderemos que não poderemos comer dinheiro.

  • O projeto do famigerado oleoduto para transportar combustível das areias betuminosas de Alberta sofreu um duro revés na sequência da sua rejeição, por parte do governo da província canadiana de British Columbia, por não terem sido apresentadas garantias de segurança ambiental em caso de derrame. The Guardian.
  • A Kodak vai criar uma fundação com 49 milhões de dólares. Objetivo: descontaminar o Eastman Business Park da prata das películas despejadas num aterro. Greenwashing inteligente. Dez anos depois, não se fala em multa, até porque a empresa já declarou falência. E uma fundação é, de facto, um poço sem fundo. Entretanto, a empresa anda ainda enredada em processos judiciais por causa das suas responsabilidades na contaminação do rio Genessee. 

Sem comentários: