Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 13 de março de 2013

A lagartixa tem o direito de andar pelas paredes


  • Três jornalistas do Chicago Tribune receberam o prémio Goldsmith pelas sua investigação relacionada com os retardantes de chama, que contêm compostos químicos muito tóxicos.
  • A cadeia de mercados Whole Foods vai rotular todos os seus produtos alimentares que contiverem transgénicos, informa o St Louis Post-Dispatch. Ora aqui está uma bofetada de luva branca na administração Obama e não só, até agora impotentes para imporem esta medida a nível nacional. Finalmente, o reconhecimento da consciencialização, do empenhamento, da luta de milhares de norte-americanos preocupados com a qualidade da sua saúde.
  • Investigadores do MIT dizem ter descoberto nova maneira de armazenar energia solar na sua forma química "pura", durante muito mais tempo sem perder energia, precisando apenas de um catalisador, uma pequena mudança de temperatura ou um flash para libertar energia. Pormenores aqui.
  • Praga de mosquitos vai invadir a Florida no próximo verão, alertam cientistas de universidade local citados pelo Gainsville Sun. Estes mosquitos, Psorophora ciliata, ou Gallinipper, são enormes e muito agressivos, pelo que as pessoas são aconselhadas a usar vestuário adequado.
  • A lagartixa tem o direito de circular pela parede, decidiu um juiz brasileiro após analisar uma queixa apresentada pelo dono de uma máquina de ar condicionado em Florianópolis. Uma lagartixa introduzira-se na máquina e ficara lá bloqueada, queimando a engrenagem e, por isso, exigia indemnização pelos danos causados no aparelho. Porém, o dono do ar condicionado teve de pagar 664 reais ao vizinho e 1500 por honorários. Folha de S. Paulo.
  • Cresce, na China, a fúria pública contra o secretismo do governo em relação ao estado da poluição dos solos, que é considerada secredo de estado. Aliás, muito mal anda um país quando, num dos seus rios, se pescam 900 porcos mortos. As autoridades chinesas parecem ter aprendido a lição com as congéneres norte-americanas, nomeadamente em relação à tecnologia da fraturação hidráulica.utilizada para extrair gás e petróleo.

Sem comentários: