segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

1 golfinho num aquário custa entre 50 e 100 mil libras


Algas vermelhas na praia de Clovelly, em Sydney.
Foto: Newspix / Rex Features
  • Políticos britânicos contradizem-se a respeito da legislação acerca da recolha de resíduos. Após terem introduzido multas para quem colocasse lixo em contentor ou dia trocado, vêm agora dizer que esta legislação não é justa, não faz sentido, que precisa de ser alterada e já. The Guardian. Este estilo de governação de David Cameron e seus amigos faz lembrar o de Passos-Portas e seus camaradas.
  • Os automóveis elétricos terão de fazer ruído, sugere uma proposta de lei recentemente apresentada nos EUA, alegadamente para evitar mais mortes do que as 35 e mais 2.800 ferimentos do que os causados por automóveis híbridos. Bloomberg.
  • A tribo equatoriana de Kichwa, de Sani Isla, garante que vai resistir ao projeto de prospeção de petróleo da Petroamazonas, que conta com o apoio do exército do país, relata o The Guardian. Lamentavelmente, há um acordo assinado entre o chefe da tribo e as autoridades, pelo que apenas uma minoria defende o projeto a troco de promessas de compensações como uma escola e um centro de saúde.
  • Um incêndio e derrame ocorreu na plataforma estatal da PTTEP em Montara, no mar de Timor, a noroeste da costa australiana de Kimberley. Esta plataforma já fora palco de um acidente de que resultou enorme derrame de gás e petróleo até agora por monitorizar. Cálculos obtidos a partir de imagens de satélite indicam que o derrame se espalhou por 50.000 km2 do oceano. ENS.
  • Apanhar um golfinho para o vender a um aquário pode render entre 50 e 100 mil libras, revela uma investigação do Daily Mail. Este comércio envolve operações sanguinárias na baía de Taiji, na costa sul do Japão, testemunhadas e registadas por aquele jornal britânico nas vésperas do Natal de 2012. Os 120 pescadores locais têm licença do governo para caçar 2100 golfinhos durante os 6 meses da época. Sobre este tema, vale a pena ver The Cove, de Richard O’Barry (2009), um documentário que analisa e questiona a cultura da caça ao golfinho no Japão.

1 comentário:

OLima disse...

A propósito de "Políticos britânicos contradizem-se a respeito da legislação acerca da recolha de resíduo", compare-se com esta: Governo admite fecho de muitas "smartshops" com nova legislação sobre drogas. Diz o secretário de estado adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, que estas drogas ilegais tÊm que sermesmo ilegalizadas. ilegaishttp://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=619392&tm=8&layout=123&visual=61