Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 28 de outubro de 2012

O jacinto-de-água insiste


Foto: Guy Edwardes/Rex Features
  • O jacinto-de-água desafia todas as ações que o combatem há 8 anos no Guadiana, próximo de Mérida. O reduzido caudal, a temperatura e o PH parecem aliar-se para o defender contra as investidas humanas. Público.
  • Representantes das fabricantes de transgénicos da Monsanto, da Syngenta, da Bayer e da BASF reuniram sigilosamente com o ministro para a Ciência David Willetts, com Lord Taylor, com académicos dos institutos de pesquisa Rothamsted Research e John Innes Centre das universidades de Reading e Edinburgh e representantes da União Nacional dos Agricultores britânicos. A agenda da reunião incluiu, entre outros temas, a promoção de culturas transgénicas em países pobres, a liberalização das barreiras políticas e regulamentares, a promoção do estudo da biotecnologia nos currícula de todos os cursos e o reforço de verbas para a investigação dos transgénicos. GMFreeze.
  • Muitos insetos e pragas têm sido introduzidos na Europa através de falhas de segurança em países que importam produtos agrícolas, revela uma pesquisa da Swiss Federal Research Station Agroscope ART e da universidade de Fribourg, Suíça. Essas pragas levantam cada vez maiores problemas económicos e ambientais, ameaçando a biodiversidade e provocando enormes perdas económicas anualmente. Produtos importados dos EUA, da Argentina e do Brasil como a soja, o café, a banana, a uva e o ananás são os menos controlados.
  • O termo “Ambiente” desapareceu subitamente de um portal do governo do Canadá que descrevia as propostas para alterar a legislação que protege as vias navegáveis do país. Há quem veja nesta atitude uma tentativa de enfraquecer ainda mais a proteção do Ambiente no país. The Globe & Mail.
  • Ao largo da costa leste da Carolina do Norte, uma mistura gelada de água e metano encrustada no fundo dos sedimentos do mar está a partir-se, alertam geólogos marinhos da Southern Methodist University, em Dallas, Texas, devido a uma alteração da corrente quente do Golfo que passou a transportar águas mais quentes para zonas habituadas a temperaturas muito mais baixas. Nature.
  • Cerca de mil pessoas protestaram em Ningbo, na China, contra a expansão de uma fábrica de produtos químicos da Zhejiang/Sinopec, alegando os efeitos cancerígenos do paraxilene produzido pela fábrica. RT.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue