terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fotovoltaica sobre aterro sanitário


  • O antigo aterro sanitário do Fojo vai ser arrendado pela Câmara de Estarreja para a instalação de painéis fotovoltaicos. Público.
  • A população de Águas, em Penamacor, fez um abaixo assinado contra uma alegada plantação de eucaliptos ilegal. Este concelho já ultrapassou vinte cinco por cento da quota máxima para a plantação de eucaliptos. A GNR e autarquia levantaram processos de contraordenação contra o proprietário. RTP.
  • A Quercus criticou as apostas erradas do governo de Passos-Portas na gestão da água, alertando para o risco de algumas medidas porem em causa a produção de energia e o futuro da agricultura. Em causa está a continuidade do Programa Nacional de Barragens e a aposta na expansão do regadio, numa atura em que as previsões da União Europeia apontam para períodos cada vez mais frequentes de seca prolongada no país. Outro problema é a rede de monitorização da qualidade da água que está bastante desfalcada, havendo, por isso, grandes falhas nas medições e registos e imensos casos de estações desativadas. JN.
  • Pedreiras nas áreas protegidas da serras de Aire e Candeeiros – programa Biosfera de 25 de setembro.
  • Tecnologia que imita o ecossistema de uma zona húmida consegue despoluir lago com elevados índices de fósforo e nitrogénio. BBC.

Sem comentários: