segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Milão com portagens

Cientistas dizem que as plantas comunicam entre si. Prosseguem as pesquisas.

  • Foram entregues os Prémios Heróis da Floresta, instituídos pelas Nações Unidas, pelo empenho na defesa das florestas tropicais da Malásia e da Indonésia, abrigos de muitas espécies em perigo.
  • As autoridades milanesass introduziram portagens à entrada de automóveis na cidade. Consequências: 30% de redução nas emissões de carbono, 37% de redução no número deentrada de carros na cidade. TreeHugger/JMA.
  • Um derrame de petróleo foi registado num poço da italiana Eni SpA na zona sul do delta da Nigéria. Canadian Business.
  • O governo federal brasileiro vai oferecer à iniciativa privada, através de contratos por 40 anos, 1,1 milhão de hectares em florestas nativas na Amazánia para a extração de madeira. Folha.
  • Pelo menos 264 golfinhos deram à costa norte do Perú nos últimos três dias. Poderão ter sido vítimas do impacto da perfuração e extração de petróleo, sugere um técnico do IMARPE. Poderão ter morrido por ingestão de anchovas contaminadas, diz um porta-voz da indústria de aquacultura local. Terra.
  • Milhares de pequenas pirâmides estão aser colocadas no fundo do mar ao largo da ilha de Boracay, nas Filipinas, com o objetivo de fazer reviver os bancos de coral que atraem milhares de mergulhadores. AFP/Outcome.
  • À Sombra de um Delírio Verde (29’) é um filme que documenta a luta que 40 mil Guarani Kaiowá travam pela reconquista do seu território, no sul do Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, agora ocupado com imensas plantações de cana-de-açúcar exploradas por multinacionais que se dizem amigas do Ambiente por estarem a produzir etanol, um combustível alegadamente limpo e ecologicamente correto.

Sem comentários: