quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bactéria limpa salinidade de pinturas antigas


  • Joanaz de Melo, do Geota, receia a integração do ministério do Ambiente no da Agricultura, Pescas e Mar. Já pediu audiências ao futuro primeiro-ministro Passos Coelho, mas até agora ainda não obteve resposta. TSFO Ambiente primou pela ausência nos debates para as legislativas de 2011. Todos os partidos acharam adequado, oportuno, politicamente correto omitir a temática ambiental do debate. Fizeram-no porque o seu cliente, a esmagadora maioria do zé povinho, está a borrifar-se para o Ambiente, preferindo salivar e tagarelar sobre aqueles temas que a gente sabe. 
  • A Pseudomonas bacteria está a ser utilizada por restauradores italianos e espanhóis para limpar quadros antigos de manhas de salinidade. Science Daily.
  • Mais de 75% do milho branco cultivado na África do Sul é transgénico, o que faz dos sul-africanos um imenso povo cobaia de experiências que ninguém controla. The South African Civil Society Information Service
  • A Dow Chemical encomendou um video promocional dos seus produtos químicos. Acabou dando um valente tiro no pé: Anna Lappé afirmou que a própria Dow era uma ameaça para a qualidade da água. Refira-se que a Dow Chemicals está a ser acusada em vários sítios por alegada contaminação de águas. Small Planet Institute.
  • Uma plataforma de grupos conservacionistas lançou uma petição apelando à redução da velocidade dos navios que cruzam santuários marinhos ao longo da costa da Califórnia. Objetivo: evitar o elevado número de casos  de acidentes mortais com baleias. Earth Times.
  • O derrame acidental de fenol no rio Xin’an comprometeu o abastecimento de água a meio milhão de pessoas dos arredores de Hangzhou. AP/Huffington Post.
  • 75 fichas de trabalho sobre documentários e filmes sobre temáticas ambientais.

Sem comentários: