sexta-feira, 20 de maio de 2011

Troca-tintas negam tentativa de privatização das Águas

  • A privatização parcial do grupo Águas de Portugal, que o PSD de Passos Coelho prevê no seu programa eleitoral e que José Sócrates qualificou no sábado (14 Maio) como uma "aventura irresponsável", foi discutida e preparada pelo atual primeiro-ministro quando tutelava a pasta do Ambiente, em 2000 e 2001, segundo um memorando confidencial a que o Público teve acesso. Mesmo assim, Mário Lino nega esse plano de privatização de águas. E Sócrates tambémIrra, que esta gente daqui a pouco tem que andar com uma tesoura de poda no bolso, já sabem para aparar o quê. Aliás o famigerado plano de barragens em curso não parece mais nada senão uma santa aliança entre a Águas de Portugal e a EDP, numa tentativa de privatização paulatina de toda a água, esse bem comum e essencial que temos. Conseguiremos ser suficientemente fortes e inteligentes para impedir esse plano maquiavélico?
  • Os ambientalistas da Sea Shepherd preparam-se para navegar para águas líbias para impedir a pesca ilegal de espécie de atum em extinção. AP/Huffington Post.
  • A desflorestação da Amazónia disparou nos últimos dois meses. O Governo brasileiro já montou um gabinete de crise. Público.
  • As águas do famigerado projecto da barragem das Três Gargantas, no Rio Yangtze, China, estão a tornar-se poluídas e os deslizamentos de terra estão a dificultar a vida perto da barragem. Para não falar nas indemnizações aos milhares de deslocalizados. Público.
  • As Maldivas vão ter o primeiro campo de golfe flutuante do mundo. Para lhe dar um toque de amigo do ambiente, os promotores dizem que a energia a consumir será proveniente do sol. Luxury Launches.

Sem comentários: