terça-feira, 12 de abril de 2011

Portagens em ex-SCUTs reduzem tráfego em 40%


Sabem por que razão o tronco desta árvore, no passeio da rua 22, em Espinho, junto de uma escola primária, está tão mal tratado? Adivinharam! É dos toques que tem apanhado de carros que estacionam em cima do passeio. O drama é que, como esta, há muitas outras, nesta e noutros ruas de Espinho. Por exemplo, passem pela rua 30, junto da Secundária Dr Manuel Gomes de Almeida e vejam.

  • Uma marina vai nascer sobre as cinzas dos antigos estaleiros da Lisnave, na margem sul do Tejo. A marina funcionará como o projeto âncora da nova Cidade da Água integrada no projecto do Arco Ribeirinho Sul e prevista no Plano de Urbanização de Almada Nascente. Náutica Press.
  • Tráfego nas ex-SCUT caiu mais de 40% após a introdução de portagens no Norte do país, em outubro de 2010. RTP.
  • A OCDE dá nota positiva à política ambiental portuguesa da última década: temos água de melhor qualidade, menos emissões poluentes e deixámos de ter lixeiras. Mas há desafios que ainda não foram resolvidos: a produção de lixo não parou de aumentar, a biodiversidade tem diminuído, o ordenamento da zona costeira é medíocre e a cobertura de esgotos ainda não atingiu os 90%. Público.
  • Os ambientalistas da Flamingo vão construir um observatório de aves no sapal de Corroios, inserido num circuito interpretativo entre o moinho de maré e a Ponta dos Corvos, em frente à baía do Seixal. Público.
  • Norman Gary, professor da University of California (Davis) toca clarinete com enxame de abelhas. YouTube (1:16)
  • Educação ambiental pelo choque de uma flashmob no Quebec. YouTube (2:02)
  • A Fundação Ambiental Goldman anunciou os seis vencedores da 22ª edição do Prémio Ambiental Goldman 2011, uma espécie de Nobel do Ambiente: Prigi Arisandi (Indonésia), Raoul Du Toit (Zimbabwe), Hilton Kelley (EUA), Dmitry Lisitsyn (Rússia), Francisco Pineda (El Salvador) e Ursula Sladek (Alemanha). Nosso Mundo Sustentável.
  • Apesar de enormes fugas radioativas que poluem águas subterrâneas, a comissão reguladora da energia nuclear norte-americana nunca multou os prevaricadores, nem sequer as operadoras das centrais nucleares onde ocorreram vários derrames de trítio, uma forma radioativa de hidrogénio e um subproduto da fissão nuclear que é cancerígeno. Huffington Post.
  • 1.º de Maio é dia de plantar girassóis em canteiros ou jardins abandonados. Público.

Sem comentários: